sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O  QUE  É  A  MAÇONARIA?

   Olá pessoal! Vou fazer um post tentando explicar o que é a maçonaria. Quando se fala em maçonaria, a maioria pensa logo nas chamadas "sociedades secretas" e conspirações para "dominar o mundo". Esse é de fato um assunto muito denso e complicado. Por isso vou tentar ser direto e escrever sobre o que eu entendi baseado em matérias espalhadas pela internet e outras fontes.
   "Conspirações para dominar o mundo" nos remete aos chamados Illuminatis, considerados a "elite" que secretamente controla o mundo. Muitas pessoas acham que illuminatis e maçonaria são a mesma coisa, o que não está realmente correto. As origens das "sociedades secretas" são muito antigas. Em um post anterior eu disse que as sociedades secretas foram estabelecidas pelos alienígenas annunakis para controlar a raça humana e ao mesmo tempo enviar informações da Terra para o planeta Nibiru. Os annunakis estabeleceram na antiga Suméria as bases das cidades modernas com: comércio, religião e política. Ensinaram as pessoas a obedecerem ao estado e se submeterem a religião. Portanto, ali começaram as sociedades secretas. 
   A tradição diz que o rei Ciro II, conhecido como Ciro, o Grande(559 a.C-530 a.C) quando assumiu o poder na Babilônia descobriu sobre uma sociedade secreta de homens que eram depravados e pedófilos. Ciro, com sua notável sensatez mandou matar e exterminar essas pessoas. Porém, essas pessoas fugiram para o Egito, onde encontraram uma grande nação que idolatrava várias divindades. Eles se passaram por sacerdotes e foram bem acolhidos no Egito, onde permaneceram por muito tempo e continuando a se entregar a seus hábitos depravados. É do antigo Egito que os illuminatis tiraram a ideia do símbolo de uma pirâmide com um "olho que tudo vê" no topo, referência ao "olho de Hórus", símbolo egípcio de proteção.  Mas o nome "illuminati" só se tornou conhecido por causa de Adam Weishaupt, personagem ligado aos Jesuítas(outra sociedade secreta sobre a qual falaremos em outro post) no ano de 1717.
   Muitas sociedades secretas passaram a operar no mundo todo cada uma com características distintas, porém com uma central controlando tudo. Por volta do ano 1000 d.C foi fundada a sociedade "Ordem dos Templários" em Jerusalém, supostamente para proteger os peregrinos cristão de ataques muçulmanos(embora não seja essa a verdadeira razão da criação da ordem). Os templários adquiriam muito poder e riquezas em pouco tempo e o papa Clemente e o rei da França Felipe, o Belo, tramaram para acabar com os templários e se apropriarem das riquezas desses. Os templários foram extintos, mas, muitos ex-templários sobreviveram e se espalharam pela Europa e o mundo afora. Uma das sociedades secretas que foi criada por ex-templários foi a sociedade Rosa Cruz(matéria para outro post). No ano de 1717 a maçonaria se declara oficialmente fundada, embora já tenha sido criada anos antes por ex-templários, na Escócia. Até hoje dizem que é a maçonaria que controla a Escócia e a Inglaterra(qualquer relação com o BREXIT, a saída da Inglaterra da União Europeia pode não ser mera coincidência). No livro "O Carrasco de Hitler", biografia de Reinhard Heydrich, após espiões do M16, o serviço secreto da Inglaterra, serem capturados e interrogados pelos nazistas, os nazistas concluíram que era a maçonaria que governava a Inglaterra. Veja um trecho do livro:

   "Grã-Bretanha como um país supostamente governado por maçons, judeus e uma pequena elite...A liberdade democrática na Grã-Bretanha era descrita como uma fraude..."

   De fato os maçons estavam entre os grupos que foram mais perseguidos pelo regime nazista, junto com judeus, ciganos, Testemunhas de Jeová(porque essa religião proíbe seus adeptos de entrarem no exército) e pessoas que eram antissociais. Até hoje os maçons da Alemanha comemoram o fim do regime nazista todos os anos. O emblema da maçonaria é composto de um compasso e um esquadro, geralmente com a letra "G" no meio. Esquadro e compasso é uma referência a ideia de que eles são "construtores, ou pedreiros" e Deus é o "grande arquiteto do universo". A letra "G" seria uma referência a palavra "gnosis" que significa "conhecimento" em grego. Aqui o emblema da maçonaria:
   Muitos membros da maçonaria influenciaram a história da humanidade, sendo um gesto que identifica eles o gesto da "mão oculta". Aqui uma foto de Josef Stalin, um dos fundadores do partido comunista fazendo o gesto da "mão oculta":
   Entretanto, é bom esclarecer algumas ideias erradas a respeito da maçonaria, como por exemplo a ideia de que eles são unidos. Na verdade o que existe são muitas "lojas maçônicas" espalhadas pelo mundo afora, cada uma com características distintas e comandada cada uma por um líder diferente. Outra ideia errada é de que eles são extremamente ricos e que para entrar na maçonaria deve-se ser muito rico. Os fatos mostram que muitos maçons foram pessoas comuns sem muito dinheiro e até, muitos que podem ser considerados pobres. Outro ponto interessante de se registrar é que muitas outras sociedades secretas tem forte relações com a maçonaria como o Martinismo(sobre o qual tenho pouquíssimas informações) o Lions Club e o Rotary Club(também não sei quase nada sobre essas duas). Os illuminatis, considerados a "verdadeira elite controladora" escolhem membros da maçonaria quando lhes convém porque de certo modo, a maçonaria engloba pessoas de todos os tipos. 
   Finalizaremos aqui esse post sobre a maçonaria, uma das sociedades secretas mais influentes do mundo, e espero ter esclarecido algumas ideias distorcidas que são propagadas a respeito desse assunto.
   

2 comentários:

  1. O termo "discreto" acredito se encaixar melhor sobre uma das características da maçonaria, mas, excelente post e esclarecedor para quem insiste em acreditar nos mitos que até hoje são difundidos sobre a ordem, mitos esses originados por Léo Taxil (1854-1907) e vários bispos que intrigados por não poderem participar das sessões sem serem iniciados, conspiraram contra, pois a igreja queria (quer) ter de tudo o máximo controle. O próprio Taxil em 1897 desmentiu os boatos, mas já estava disseminada a longeva discórdia. Interessante também vossa pontuação sobre todos os maçons não serem ricos e nem sempre unidos, pois além das lojas regulares, em sua grande parte sediadas em Londres (Grande Loja), surgiram as chamadas "espúrias", pseudos-lojas formadas por maçons expulsos de lojas regulares e todo o tipo de gente. No mais, o iniciado é incentivado a trabalhar, ter renda própria e estudar para assim poder acessar os graus seguintes, seja qual for o rito, afinal o trabalho é uma herança da chamada "maçonaria operativa", formada pelo sindicato dos "Pedreiros Livres", e o estudo já advém da época "especulativa", quando da "Constituição de Anderson", considerada hoje o estatuto maior. Parabéns pelo trabalho, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Pablo. Porém tenho que me retratar porque essa postagem já está bem velha, foi feita a 4 anos atrás e precisa de atualizações. Mas a grosso modo dá uma visão resumida do tema embora o correto fosse fazer outro post explorando mais a fundo os detalhes. Grato pela visita.

      Excluir