QUEM SÃO OS ROSA-CRUZES?
Olá pessoal! Continuando o assunto das "sociedades secretas", esse post será sobre a chamada Sociedade Rosa-Cruz.
Em um post anterior, cujo tema era a maçonaria, eu fiz referência aos rosa-cruzes, dizendo que essa era mais uma das "sociedades secretas" fundadas por ex-membros dos templários. Por isso, seria muito apropriado começar a dissecar esse tema a partir dos "Templários".
Nesse outro post ao qual me referi, eu também mencionei os templários, dizendo que foram eles que inventaram as bases da maçonaria, cuja sede é a Escócia. A base dos templários está ligada a um grupo de 9 homens vindos da França, entre eles um chamado Hughes(ou Hugo) de Payens. Eles foram para Jerusalém em meados do ano 1118 d.C, e pediram ao rei Balduíno II que governava a região que desse a eles um terreno para fundar uma ordem, e o rei cedeu a eles uma área que é a região do Monte do Templo, ou Monte Moriá, correspondente a onde era o antigo Templo de Salomão. Essa área tem uma história antiga e repleta de lendas, entre elas, uma que diz que foi nessa região que Abraão se preparou para sacrificar seu filho Isaque. Outra diz que foi ali que Jacó dormiu e sonhou que via uma escada por onde anjos subiam e desciam. Seja como for, esse local é considerado sagrado para as três principais religiões monoteístas: cristianismo, judaísmo e islamismo. Esses homens ficaram cerca de 9 anos na região, segundo dizem, empenhados em escavações arqueológicas, atrás do "ouro de Salomão", da Arca da Aliança e outros artefatos que costumam serem chamados de "artefatos mágicos". Em 1126, dois deles voltaram a França para convencer o papa a oficializar a ordem. Eles conseguiram isso, e assim criaram uma sociedade de "monges guerreiros" que deviam lealdade apenas ao papa. Em 1128, Hughes de Payen viajou a Escócia para visitar parentes, e, convenceu os parentes de sua esposa, que pertenciam a família Saint Clair(uma das mais influentes e poderosas famílias da Europa) a ceder uma área de lá para a ordem.
Em pouco tempo, esse grupo de "monges guerreiros" adquiriu muito dinheiro, poder e influência. Eles criaram vilas inteiras, e também tinham agentes que atuavam como piratas em navios. Pode parecer estranho essa afirmação, mas, é fato que alguns piratas famosos da história tinham ligações com os templários e a maçonaria. Na biografia do pirata Capitão Kidd(1645-1701), por exemplo, vemos que ele era maçom, mais do que isso, trabalhava para outros maçons e parte dos saques e pilhagens ia para eles. Quando foi preso, os maçons envolvidos ficaram com medo de que ele fosse falar segredos da ordem, por isso fizeram de tudo para ele ser rapidamente enforcado em praça pública por pirataria, e ele próprio admitiu em sua confissão que era apenas "um peixe pequeno, que caiu em uma armadilha de gente poderosa". Eles também criaram um sofisticado sistema monetário, as verdadeiras bases do atual sistema financeiro dos bancos, emprestando dinheiro a juros e guardando depósitos que se valorizam com o tempo. Os templários descobriram certos segredos relacionados ao cristianismo(em relação a isso, recomendo que leiam um post anterior com tema "DETALHES OCULTOS SOBRE JESUS"), detalhes que realmente eram significativos sobre o cristianismo. Passaram a reconhecer Jesus com características mais humanas do que "semi-divinas" e a detestar o modo como os crucifixos com a imagem de Jesus crucificado era exposto, porque achavam que isso era um tipo de "louvor ao sofrimento", por isso nas cerimônias de iniciação eles pisavam e cuspiam no crucifixo. O oculto(vulgo magia) também se desenvolveu entre eles devido ao contato que tiveram com as tradições ocultas dos judeus e muçulmanos. Dominaram a alquimia, cabala e magia cerimonial. Sobre a Arca da Aliança e outros "artefatos mágicos" vamos deixar esse tema para outro post.
O fim, ao menos superficial, dos templários aconteceu em 1314 com a morte de Jaques de Molay o então líder dos templários. O papa Clemente V e o rei Felipe, O Belo, da França conspiraram contra a ordem inventando que eles praticavam um tanto de heresias, prenderam e torturaram a muitos, queimando Jaques de Molay na fogueira(antes da morte Molay pronunciou uma maldição contra o rei e o papa. Coincidência, ou não, o papa e o rei da França morreram pouco tempo depois). Foi o fim aparente dos templários. Mas muitos ex-membros fugiram da perseguição e se espalharam pelo mundo afora. A influência dos templários na história, especialmente do ocidente é notória. Tradições dizem, por exemplo, que a história de Robin Hood foi baseada em um templário que lutou ao lado do rei Ricardo Coração de Leão em Jerusalém, e, ao voltar para a Inglaterra, indignado com a cobrança de impostos pelo príncipe João, reuniu seguidores na floresta de Sherwood. Outra situação onde se verifica rastros dos templários é em Portugal. O enigmático navegador Cristóvão Colombo seria na verdade de origem judia/portuguesa e teria pertencido a uma das muitas sociedades fundadas por ex-templários, assim como Pedro Álvarez Cabral, que era seu primo de segundo grau (os mistérios envolvendo Cristóvão Colombo também poderão vir a serem temas de outro post).
Esclarecido tudo isso em relação aos templários, podemos entrar diretamente no tema dos rosa-cruzes. É certo que os rosa-cruzes foram fundados por ex-templários. Oficialmente, eles tem uma lenda falando sobre um tal "Christian Rosenkreuz" da Alemanha relacionado ao livro "Núpcias Alquímicas de Christian Rosenkreuz" publicado em 1616. Na história, esse Christian passa por várias aventuras, mas é um texto hermético e simbólico, e não podemos afirmar com certeza se esse Christian existiu. O que podemos afirmar é que a presença dos rosas-cruzes foi "oficialmente" manifestada em 1623 em Paris. Em março de 1623 apareceram em uma manhã em Paris, um monte de cartazes pregados em postes nos quais estava escrito que eles, os rosa-cruzes estavam presentes na cidade visível e invisivelmente. Muitos acharam isso curioso, outros riram achando que era uma piada. Mas depois que alguns livros foram publicados a respeito, um tipo de "histeria em massa" tomou conta das pessoas de Paris. Dizem que os rosa-cruzes "originais" eram 36 pessoas espalhadas por vários países da Europa, pessoas que dominavam o oculto, tinhas "poderes especiais". Podiam ficar invisíveis quando quisessem, tinham as bolsas sempre cheias de ouro e conheciam todas as línguas(telepatia). Pessoas de aspecto estranho eram vistas frequentando restaurantes caros, comendo e bebendo e que desapareciam misteriosamente quando lhes era apresentada a conta. Moças bonitas afirmavam que acordavam no meio da noite ao lado de homens tão atraentes quanto um deus grego, e que eles desapareciam quando quisessem. Algumas pessoas pobres afirmavam que encontravam em suas casas grande quantidade de ouro sem saber de onde vinha. A histeria era tanta que, os mendigos tinham medo de serem atacados por esses desconhecidos nas ruas, e os pais de família dormiam armados. Pouco tempo depois, em 1624, a população se acalmou, acreditando que os misteriosos "rosa-cruzes" já haviam deixado a cidade. Mas isso era apenas a impressão, pois, secretamente, os rosa-cruzes ainda continuavam atuando, discretamente, até os dias de hoje. Aqui um dos símbolos dos rosa-cruzes, existem variados tipos desses símbolos:
Esse mostrado, particularmente, está repleto de símbolos alquímicos como os do enxofre, mercúrio e sal. A cruz é uma referência óbvia ao cristianismo, e a rosa evoca um tipo de misticismo, também é referência a Maria mãe de Jesus ás vezes referida como "rosa mística". Um médico inglês muito ligado ao ocultismo chamado Robert Fludd(1574-1637) é considerado como tendo sido admitido na ordem naquela época da divulgação dos cartazes. Aqui uma ilustração de um livro de Fludd, relacionado ao oculto:
Outro inglês, chamado Francis Bacon(1561-1626) político, filósofo e adepto do oculto, é tido como sendo um dos líderes dos rosa-cruzes na época. Uma pintura de Francis Bacon:
Os rosa-cruzes ajudaram a criar outra "sociedade secreta" ativa até hoje, a Golden Dawn(Ordem Hermética da Aurora Dourada). MacGragor Mathers, um dos fundadores da Golden Dawn, dá uma declaração interessante a respeito dos homens que eram seus verdadeiros "Chefes Secretos". Ele diz que não conheceu os verdadeiros nomes deles, e que raramente os viu. Veja a declaração dele tirada do livro "O despertar dos Mágicos" dos autores Louis Pawels e Jacques Bergier:
"A respeito desses Chefes Secretos, aos quais me refiro e de que recebi instruções...nada vos posso dizer... Eles encontram-se fisicamente comigo, no tempo e no lugar antecipadamente fixados. Na minha opinião são seres humanos que habitam a Terra, mas que possuem poderes terríveis e sobre humanos..As minhas relações físicas com eles mostraram-me quão difícil é para um mortal, por mais evoluído que seja, suportar-lhes a presença....sentia-me em contato com uma força tão terrível...grande dificuldade em respirar...prostração nervosa, suores frios e perdas de sangue pelo nariz, pela boca...."
Nesse livro, os autores comparam esses misteriosos chefes secretos de Matthers ao "ubermesch" o "super-homem" ao qual se referiam os nazistas, indivíduos com poderes semelhantes a deuses.
Mas esses indivíduos, que dominaram de forma impressionante as forças ocultas a ponto de se tornarem "quase deuses" são poucos, apenas os chefes supremos da ordem rosa-cruz. É notório o contato entre as várias "sociedades secretas" ,e, a grande maioria das pessoas que integram tais grupos são homens comuns. É do conhecimento de muitos, também, os hábitos depravados de muitos integrantes dessas "sociedades secretas" ,e, embora a ideia básica dos rosa-cruzes, no início fosse "compartilhar conhecimento" entre os homens, e princípios cristãos para ajudar no desenvolvimento espiritual da humanidade, muitos membros rosa-cruzes estão envolvidos com pedofilia, conspirações governamentais e demais crimes. Os verdadeiros chefes tem muito poder real, mas os membros mais baixos são pessoas comuns, que possivelmente se deixaram levar pelos hábitos depravados dos maçons.
Vamos encerrar por aqui, e espero ter exposto informações relevantes a respeito dos rosa-cruzes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário