INÍCIO
Olá a todos! Essa a primeira postagem que vou fazer nesse blog, blog esse dedicado especificamente ao ocultismo e conspiracionismo.
Vou aproveitar e explicar a razão da foto da capa: uma cena do primeiro filme do Capitão América. Essa cena aparece quando o professor Enski que criou o soro do "supersoldado" está explicando ao jovem Steve Rogers sobre Johann Smith, que após exigir o soro do professor, aplica em si mesmo e se transforma em Caveira Vermelha. É dito que Smith é um brilhante cientista, membro de um grupo seleto (SS) e também alguém obcecado pelas forças ocultas(assim como Hitler). Alguém que acredita que existe algo de substancial nos mitos, acredita que havia um grande poder deixado aqui na terra pelos deuses que poderia ser apropriado por um "homem superior". Quando se fala "deuses", geralmente nos referimos a seres alienígenas que no passado usaram de seus conhecimentos e tecnologia superiores para serem adorados como deuses pelos povos do passado. "Homem superior" é uma crença de que poderia surgir um homem com poderes acima do comum, em alemão: "ubermensch". Na concepção do filósofo Nietszche o ubermensch seria um homem desprovido do senso de moral, alguém com uma vontade poderosa. Hitler também acreditava que existiria um ubermensch, mas sua ideia era de que seria alguém com poderes, deu declarações de que havia conhecido um e que tinha medo dele, mas isso fica pra outro post.
Smith ficou sabendo que o professor Enski estava desenvolvendo o soro do supersoldado, ele desejava se tornar o ubermensch e exigiu o soro do professor aplicando em si mesmo. Como efeito colateral seu rosto ganhou feições de uma "caveira vermelha", mas ele também ganhou força e agilidade física semelhantes a um super atleta.
Mas a ambição de Smith pelo poder não parava por aí, ele busca aquele poder deixado aqui na terra pelos "deuses", e sua pesquisa o levou até um castelo na Noruega(essa cena é uma das primeiras do filme). O velho que guardava o segredo parecia disposto a não contar nada. Os soldados alemães começam a abrir um antigo esquife onde está o corpo de um guerreiro viking. Ao abrir, Smith retira um cubo de vidro das mãos do cadáver, deixando-o cair no chão e dizendo que o "tesseract" era a principal joia de Odin e não era algo que deveria estar enterrado. A origem do "tesseract" não é nada mágica, os antigos artesãos vikings gostavam de usar vidro em suas joias, mas não sabiam fabricar, então importavam pedaços de vidro do oriente médio e norte da Itália, os cubos de vidro eram chamados de "tesserae". Ele vê uma parede de madeira com um relevo de árvore esculpida. Conhecedor dos mitos nórdicos ele logo identifica a árvore "Yggdrasil" árvore do universo, "-Guardiã do conhecimento, e do destino" diz ele. Ao tocar uma serpente esculpida, abre-se um compartimento com uma caixinha que ao abrir irradia forte luz, era o que ele tanto buscava. Ao tomar a caixa em mãos ele diz "-E o führer caçando bugigangas no deserto." Führer significa "líder" em alemão, era como Hitler costumava ser chamado. De fato, os nazistas criaram um departamento especializado em assuntos ocultos chamado "Ahnenerbe" que chegou até mesmo a enviar expedições atrás de supostos "artefatos mágicos".
A tal caixinha com conteúdo brilhante é levada a uma base secreta, incrustada em algum lugar dos Alpes. Não por acaso a janela dessa base tem um formato singular, exatamente o mesmo formato de uma entrada de uma base secreta nazista na Antártida(matéria para outro post) repare na janela de Smith em uma cena em que o Capitão América deixa-se capturar de propósito:
Agora veja uma foto da entrada da base nazista da Antártida:
Continuando a sequência do filme, Smith extrai com cuidado o cubo brilhante da caixinha de madeira e o deposita em uma máquina, para ser usado como fonte de energia. O cientista que projetou tal máquina, Dr. Arnim Zola se mostra descrente que tal artefato funcione, mas a energia do cubo consegue alimentar a máquina de Zola. Mais tarde essa energia passa a ser usada em diversas armas projetadas e usadas pelos membros da Hidra(sociedade criada por Smith). Os Aliados passam a estudar essa estranha fonte de energia ao capturar algumas armas de membros da Hidra.
No fim, Smith planeja uma grande invasão aérea para bombardear as principais cidades da costa leste dos EUA e subjugar os Aliados, vencendo assim a Segunda Guerra Mundial e abrindo caminho para sua conquista do mundo. Não raro vemos referências em várias obras de ficção a um possível antigo plano nazista de invadir a América com possantes aviões muito modernos para a época. Sabemos que foi um projeto criado pelos nazistas que serviu de base para os bombardeiros B-2 criados pelos americanos. Repare no antigo avião Delta Flyng Sanger, apelidado de "asa voadora" pelos engenheiros nazistas:
E veja agora o moderno bombardeiro B-2 fabricado pelos EUA:
No final do filme, Caveira Vermelha entra em luta corporal com o Capitão América e durante a luta o cubo "tesseract" cai da base onde estava. Ao segurar o cubo com as mãos, esse projeta imagens de galáxias no ar, emite uma forte luz e traga o Caveira Vermelha, deixando subentendido que ele não morreu, e sim que foi tragado para uma outra dimensão.
Deixemos de lado agora o filme, e vamos nos focar na imagem de capa, motivo desse post. Tem um personagem ao centro barbudo e de cabelo comprido, com dois pássaros um de cada lado e no meio de um círculo de runas(letras usadas pelos vikings). Esse personagem representa Odin, o principal deus do panteão nórdico, um deus que reúne características de estadista, guerreiro e mago. Odin possui dois corvos chamados de Huginn(significa "pensamento" na antiga língua nórdica) e Muninn(significa memória, ou mente nessa mesma língua). Na mitologia nórdica, esses corvos voam pelo universo afora, depois voltam e pousam nos ombros de Odin transmitindo a ele informações sobre o que acontece em algum dos 9 mundos da mitologia. Tais corvos atuam como uma espécie de "informantes" do "mago" Odin, existem outras lendas que falam de animais sendo usados como informantes por magos, por exemplo Salomão(outra matéria para outro post). As runas em volta do círculo tem um significado muito especial na tradição, de acordo com o mito, Odin conheceu elas e trouxe-as para os humanos após se submeter a um sacrifício de ficar pendurado 9 dias e 9 noites no topo da árvore Yggdrasil.
Vamos finalizar por aqui, espero que tenham gostado desse post e espero poder postar mais sobre esses temas tão intrigantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário